Projeto



Usina Hidrelétrica de Jirau

Energia Sustentável do Brasil

Desafio

A Energia Sustentável do Brasil é responsável pela construção, manutenção, operação e venda da energia a ser gerada pela usina de Jirau, formada pelo consórcio de 4 empresas: GDF Suez; Eletrosul; Chesf e Camargo Corrêa.

Durante a implantação do empreendimento e após sua construção são desenvolvidos diversos programas ambientais para levantamento e monitoramento, necessários à instalação e operação da obra.

Tais programas ambientais são desenvolvidos por empresas contratadas especializadas em cada tema. Todas as empresas contratadas produzem uma série de informações como dados vetoriais e alfanuméricos fundamentais para balizar os estudos que são realizados.

Esse informações possuem o objetivo de organizar e consolidar as informações geoespaciais associadas a bancos de dados relacionais, e visando o atendimento às condicionantes que constam na Licença de Implantação do empreendimento concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Desta forma, verificou-se a necessidade de implantação de um sistema corporativo integrador das informações que permitisse o gerenciamento dos dados produzidos e que ao mesmo tempo atendesse aos requisitos legais dos órgãos fiscalizadores.

Este sistema, o SiSGIG, foi implantado pela Novaterra, com auxílio da SCCON e da drSolutions.


Solução

A drSolutions trabalhou na fase inicial desse projeto, dimensionando o servidor para o SiSGIG da Jirau e executando a instalação das soluções de geoprocessamento on-line e publicação de informações, como vetores e imagens de satélite.

Depois que o SiSGIG já estava em produção, uma segunda atuação da drSolutions aconteceu, onde foi implantado mais um HD no servidor. Nesta etapa, sistemas foram reestruturados no servidor, dados realocados, o banco de dados foi otimizado e backups realizados. Desta forma, o sistema on-line da Jirau está disponível com mais estabilidade e segurança na web.